ASPECTO GEOGRÁFICO SACO TORTENSE




ASPECTO GEOGRÁFICO SACO TORTENSE

MALHADOR: Como em todo município Malhadorense, Saco Torto esta localizado na parte alta do relevo inclinado de Malhador, assim como todos os outros povoados Malhadorense que também dispõe de inclinação o que provoca rápido escoamento de águas. As partes mais altas e argilosas são formadas os pastos, já as partes mais aplainadas e arenosas são formados as malhadas (roças). Todo o município de Malhador é traçado com vários rios e riachos, embora com pouco volume de água, mas sejam rios permanentes. O rio mais volumoso em Malhador é o Rio Jacareçica no povoado Palmeira.





MATAS
A região que compreende o povoado saco torto, consta com baixa concentração de mata, sendo essa baixa quantidade, ainda reflexoda grande mata do mesmo período da mata que compreendia a mata da fazenda santo Isidoro. Todo município de malhador, sofreu com aceleração do desmatamento ,tanto para fins comerciais, como o cultivo para as casa de farinha , engenhos e a usina central, como para fins domésticos como o fogão a lenha antes da era do gás GLP e também com o período junino. Atualmente nota-se apenas vestígios de matas por 2 aspectos.
1ºAs matas estão presente em solos muitos rochosos, impróprios para investir, em lavouras ou pastagens.
2ºAs matas estão presente em solos muitos inclinados ou acidentados (quebradas) que impossibilita a locomoção de pessoas e animais.
No saco torto, as matas ou matinhas são presentes ao logo dos rios cachoeira desde a sua nascente no antigo saco torto chamado de saco torto de cima, região agrícola já próximo a ladeira das cocadas e serra do murici, locais que limita malhador e Itabaiana. Também tem mata na margem do rio do urubu desembocando pelas fazendas limeira de seu Américo , e são Francisco antiga fazenda de seu soares. Também consta-se a mata nas propriedades  Pedro Barbosa, Dr. João , ao pé da serra Honório,  Marcone, seu Bitó, Fonte de Dona Zabé, nascente  mata da igreja, e fragmentos de terrenos da cooperativa santos Isidoro. 

MATA DA IGREJA



MEIO AMBIENTE E PRESERVAÇÃO AMBIENTALSACO TORTENSE
O relevo do povoado saco torto e muito acidentado, inclinado. Bem como também a composição do solo não e uniforme varia e, nota-se a partir do uso da cultura agrícola investida no referido solo.
Malhadas (roças): é cultivada na parte do solo que contem arenoso uniforme, com tonalidade amarronzada e ligamento arenoso consistente.
Coqueiros e cajueiros: estão presentes em solo arenoso com tonalidade esbranquiçada ou escurecida e com ligamento arenoso fino.
Bananeiras: estão presente em solo arenoso consiste com tonalidade amarronzada ou escurecida e em solo argiloso ou em várzea e margem aquáticas.
Obs. os demais cultivos agrícolas como, Mandioca macaxeira, inhame, batata doce ,amendoim, feijão de corda, feijão de arranca, mamão, quiabo, maxixe, melancia, abobora, milho, são investido em solos malhadas, Jaqueiras, Jenipapeiros, mangueiras, dicurizeiras, e cajueiros são investidos no solo argiloso. Bananeiras goiabeiras acerolas, maracujá , são investidos no solo arenoso consistente(malhador).
 



 

Comentários