MEIO AMBIENTE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EM MALHADOR



MEIO AMBIENTE E PRESERVAÇÃO AMBIENTAL EM MALHADOR

Todo o território Malhadorense sofre as consequências do desmatamento. Extração da madeira para fins comerciais,impulsionou uniformemente os proprietários rurais, que tão logo também precisava criar pasto e criar lavoura. O município de Malhador é bem servido de recursos naturais hídricos, e  por sua extensão territorial , nota-se a presença de rios e riachos que serpenteia o solo acidentado Malhadorense.Na extensão do  limite territorial dos municípios Malhador e Moita Bonita,é visível a presença de Mata Atlântica e a biodiversidade insistindo em sobreviver .Na serra do Alecrim que limita Malhador e Moita Bonita, ainda no lado malhadorense  também se vê a presença de Mata atlântica que se estende ao rio vermelho  que  limita  os município de Malhador e Santa Rosa de Lima. A Mata Atlântica(vestígios) também é notado na parte norte, leste e sul do município de malhador podendo ver essa mata em maior volume na barragem do rio jacarecica II e no povoado Antas, ambos no povoado Palmeiras se estendendo ate aos pés da serra de Itabaiana, limite de malhador e Itabaiana. Toda a região do povoado Tabua em suas propriedades rurais concentra grande parte de reserva vegetal natural bem como o acampamento Zumbi dos Palmares (fazenda Tingui) Rio Danga, (limite Malhador e Santa rosa de Lima)e Rio Jacarecica II (limite Malhador e Areia Branca).Todas as propriedades rurais que tenha  grande inclinação que impede o acesso de animais e de pessoas com risco de acidentes ou locomoção virou mata. Bem como em locais impróprios  para as lavouras e as pastagens, a exemplo do rio da barragem da DESO, em Malhador.
O município de malhador conta com importantes lagoas naturais, embora a agua dessas lagoas são impróprias pra consumo humano, mais muito importante para  a biodiversidade.
As lagoas naturais são encontradas:
*Malhador : Propriedade rural de seu Abelardo  ( ex- prefeito)
*Povoado Saco Torto Fazenda São Francisco(ex fazenda de Seu Soares ), e no saco torto de cima , no terreno de seu Caetano (-em memórias) 
*Povoado Palmeiras: Próximo a fazenda Cancão( divisa com Itabaiana )




RIOS MALHADORENSES

Os rios de malhador são longos e de baixo volume de água, embora rios permanentes. O rio da barragem da DESO é um exemplo. O efeito do desmatamento em Malhador deixou todos os rios e riachos com aspecto uniforme, são rios desmatados em parte, e preservados em outras partes . O rio de Captação de água para a DESO que abastece Malhador além do desmatamento sofre ainda  mais com resíduos descartado de uso humano o lixo. A formação da cidade de Malhador espontaneamente acabou agredindo este rio, pois a cidade é formada no alto, tão logo águas da chuva se estende até esse rio. O Rio da Tiririca, nome dado a um tipo de capim também é  um rio que margeia a cidade de Malhador localizado na entrada da cidade perto da rua Nova Brasília (antiga rua do curral),este rio também recolhe a água da chuva ,procedente de ruas de Malhador e por sua extensão, concentra barragens de irrigação. Este rio se estende ao longo do Santo Izidorio e Malhador.O maior rio de volume de água e extensão do município de Malhador é o Rio Jacarecica II desde a serra de Itabaiana do lado Malhadorense em antas no povoado Palmeiras até logo mais abaixo do povoado Tabua limitando Malhador e Riachuelo. Também este rio é o limitador territorial entre malhador e Areia Branca, nele esta presente a barragem jacarecica II.   E depois vem o Rio Vermelho (limite de malhador é Santa rosa de lima ) e  depois o rio Danga .

Comentários

  1. Nossa! Muito boa a matéria é a única que encontrei detalhando a bacia hidrográfica do meu município. Seria interessante ver as autoridades competentes cuidando do meio ambiente malhadorense, um dos poucos com presença de mata atlântica do estado.

    ResponderExcluir

Postar um comentário